Tire 15 Dúvidas Sobre a Caspa

Caspa? Tire 15 dúvidas sobre esse problema chato

O incômodo não tem cura, mas controle, e tende a piorar se não tratado.


Hey Filhotas, tudo bem? Panda está de volta...

 A caspa é um incômodo e tanto, por isso vim trazer este post para tirar dúvidas. Ela costuma ficar visível tanto na cabeça quanto ao cair nas roupas escuras. Saiba que realmente não é causado pela falta de higiene, apesar de poder ser agravado por ela. Confira agora 15 dúvidas tiradas por dermatologistas.

❖ Como tratar? O que piora a situação? Confira... 

 Let's Go!



1 - O que é caspa?

A caspa, também conhecida como dermatite seborreica, é uma inflamação na pele que provoca descamação e vermelhidão. Tem caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas. Tanto em adultos como em crianças, não é contagiosa e não é causada por falta de higiene. Também não é uma alergia e nem é perigosa.

2 - O que causa a caspa?

Não há uma causa totalmente conhecida, mas sabe-se que a inflamação pode ser genética ou desencadeada por alergia, estresse, tempo frio, excesso de oleosidade e pela presença do fungo Pityrosporum ovale. Também aparece em pessoas com alterações neurológicas que ficam acamados, havendo aumento dos níveis sebáceos. Acredita-se que a carência de zinco e biotina poderia levar à dermatite seborreica.

3 - Caspa também pode surgir em outras regiões do corpo além da cabeça?

Sim. Pode aparecer em algumas áreas da face (sobrancelhas, pálpebras, cantos do nariz e atrás das orelhas) e colo. Geralmente, ela ocorre onde a pele é mais oleosa. A caspa em recém-nascidos, conhecida como crosta-láctea, é uma condição inofensiva e temporária, em que aparecem crostas grossas e amarelas ou marrons sobre o couro cabeludo da criança. Escamas semelhantes também podem ser encontradas nas pálpebras, nas orelhas, ao redor do nariz e na virilha.

4 - A caspa não é causada pela falta de higiene, mas pode haver alguma ligação entre elas?

Sim, porque se diminuir o número de lavagens, o couro cabeludo fica mais oleoso, favorecendo o problema. Sempre evitando deixar excesso de produtos por muito tempo nos cabelos e couro cabeludo.

5 - Como tratar a caspa? Tem cura?

Não tem cura, mas controle. O tratamento é feito com xampus à base de zinco, enxofre, antifúngicos, ácido salicílico. Deve-se também lavar o couro cabeludo com mais frequência, retirar completamente o xampu e evitar o uso de condicionador, gel, boné ou banhos muito quentes. Evite lugares com muito vento, frio e calor excessivo. O estresse também deve ser controlado, como fazer exercícios físicos frequentemente.

6 - A alimentação pode favorecer a caspa?

Pode. Por isso, devem-se evitar alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas.


7 - Passar a mão nos cabelos e/ou pentear com frequência pode aumentar as chances de caspa?

Sim, porque essas atitudes aumentam a oleosidade dos fios, o que favorece o surgimento da caspa. As vezes é inevitável passar a mão pelos cabelos, mas basta evitar a excessividade.

8 - Excesso de xampu a seco pode causar caspa? 

Sim, porque pode tampar os poros e aumentar a glândula, produzindo mais óleo para tentar hidratar mais o couro cabeludo. Portanto, use-o apenas quando realmente necessário, sempre priorizando as lavagens.

9 - No inverno, a caspa tende a piorar?

Sim. Os culpados são o menor número de lavagens, banhos em temperatura elevada, secador muito quente, uso de gorros. Todos esses fatores aumentam a oleosidade do couro cabeludo.



10 - Por que só algumas pessoas têm caspa?

A caspa é influenciada por causas genéticas e alterações hormonais que aumentam a oleosidade do couro cabeludo.

11 - Lavar o cabelo todo dia piora o problema?

Não. Aliás, o ideal é lavar o cabelo todos os dias, ainda mais se houver oleosidade excessiva ou o couro cabeludo tiver um quadro inflamatório.

12 - As químicas no cabelo agravam o quadro?

Sim. Quando estiver com o couro cabeludo inflamado, evite tinturas e alisamentos, que irritam ainda mais.

13 - É transmissível?

Não. Nem mesmo se você usar o mesmo pente ou a escova de cabelo de quem tem o problema.

14 - Qual o tratamento mais indicado?

Se o uso do xampu anticaspa não for suficiente para diminuir o problema, consulte o seu dermatologista, que poderá indicar a aplicação de loções especiais ou, em casos mais graves, até um remédio via oral.

15 - O xampu anticaspa não resseca o cabelo?

Não. Os produtos atuais contêm ativos hidratantes. Mas use apenas uma quantidade equivalente a uma moeda de 1 real (para cabelo comprido).

 Espero que tenha, gostado das dicas, sempre há pessoas que ficam com algumas dessas dúvidas, se tuver pedi

Não se esqueça de seguir o Blog e curtir a página

Mande um e-mail para Panda: raquel_memeli@hotmail.com



4 comentários:

  1. Sempre que mudo várias vezes de produto pra cabelo acabo com caspa, mas não chega a ser "muito forte". Mas não sabia que o shampoo contra caspa NÃO resseca o cabelo *0* Agora posso usar meu head and shoulders em paz KKKKKK (E deixar meu pai de cabelo em pé, já que acabo com toda embalagem heuehue)
    Quando der, faz um post sobre as makes que as blogueiras lançaram, já que nesses últimos meses saiu bastante hehehe. Seria bem interessante.
    Beijos Pandinha <3

    sentimentosapurados.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey docinho!
      Também não sabia que o shampoo anticaspa não ressecava os cabelos, aprendi enquanto estudava para fazer o post, achei bem legal, pois já usei algumas vezes um tempo atrás e meus cabelo ficou ótimo, eu amei o resultado...
      pode deixar que todos seus pedidos eu anoto e já vou traze-lo pra vc!
      Obrigada minha linda <3

      Beijos da Panda ^^~

      Excluir
  2. Hum muito obrigado, vou ver se minha preguiça deixa eu lavar o cabelo todo dia, muito obrigado mesmo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Hey Feliphe, e ai?
      Vamos largar de preguiça e lavar esse cabelo, pelo menos um dia sim e outro não...
      Por nada, que bom que vai tentar cuidar!

      Beijos da Panda ^^~~

      Excluir