25 Dicas de Receitas Sem Glúten!

25 Dicas de receitas sem glúten deliciosas e saudáveis para o café, almoço e jantar.


Conheça diversas opções para enriquecer seu cardápio e variar os seu pratos gluten-free durante a semana

Hey Filhotas, tudo bem? Panda está de volta...

 Dietas que restringem o consumo de glúten, precisam de algumas adaptações para que não se deixe de comer pratos que se ama, para manter a alimentação regulada e saudável.

● Então confira as 25 Dicas de receitas para ter um cardápio variado na sua dieta. 

Aviso: Ao continuar, seja consciente que esse post pode te causar fome!

 Let's Go!


Fazer estas adaptações não significa perder o sabor dos pratos. É possível recriar alguns pratos que tradicionalmente levam glúten substituindo esse ingrediente por outros, como chia, arroz integral e farinha sem glúten e mesmo assim manter a qualidade da receita e o seu paladar.

É normal que o sabor seja um pouco diferente, e em alguns casos, a textura também, mas com o tempo, seu paladar se acostumará com as substituições e você passará a perceber os pratos gluten-free como qualquer outro prato “normal”.

Café da manhã

1. Tapioca recheada com banana e mel: rechear a tapioca com frutas é uma ótima opção para começar o dia de forma saudável com um prato saboroso. Se você estiver sem tempo de preparar um recheio elaborado, troque a sugestão por uma geléia light.
2. Crepioca de cacau: turbine sua tapioca matinal com uma dose de chocolate em pó e recheie-a com morangos para deixa-la com um sabor inigualável. Para deixar a receita ainda mais rica, adicione sementes como chia e linhaça.
3. Pão de queijo vegano: se você gosta de colocar a mão na massa logo cedo, esta receita é perfeita para você. Um pão de queijo que não vai queijo, mas é uma delícia e rende 50 pães pequenos. Os pães podem ser congelados para comer durante a semana se preferir.
4. Pão de linhaça: o pãozinho de farinha de linhaça marrom é uma receita perfeita para quem precisa de algo que realmente sacie de manhã. A sugestão é servi-lo com queijo branco ou requeijão. Pode ser feito tanto na forma comum de pão quanto nas forminhas de cupcake. Experimente!

Almoço

6. Bifes de frango com tomate e hortelã: essa carne é fácil de preparar e cai bem com todo tipo de salada. Para acompanhar, sirva arroz ou spaghetti sem glúten.
7. Strogonoff sem glúten e sem leite: essa receita é sensacional. Você pode aproveitar o que o strogonoff tem de melhor, porque além de ser um prato livre de glúten, você pode fazê-lo também sem lactose. Se desejar, adicione batata palha para decorar e dar mais sabor ao prato.
8. Fusili sem glúten: prepare seu macarrão sem glúten com um delicioso molho de ricota e abobrinha para o almoço. A grande vantagem desse prato é que ele pode ser servido tanto quente quanto frio.
9. Quibe de couve flor: com uma bela mistura de quinoa no lugar do trigo e arroz de couve flor, esse quibe adaptado é um ótimo substituto para quem ama essa receita, mas não pode consumir glúten. Vale a pena experimentar.
10. Salada quente: outra opção deliciosa para o seu almoço gluten-free é a saladinha de grão de bico servida com espinafre.

Lanchinhos

Foto: Reprodução / Blog Pitadinha

11. Chips de batata doce: esse snack pode ser feito tanto no micro-ondas, quanto no air fryer ou no forno convencional e é uma excelente opção para guardar em um potinho e levar para o trabalho.
12. Bolo de coco e cacau: os bolos gluten-free não precisam ser entediantes. Essa receita traz uma combinação incrível de chocolate e coco para satisfazer até mesmo crianças de paladar seletivo.
13. Bolo de amendoim: essa receita é tão simples que leva apenas 5 minutos para ficar pronta. Feito no micro-ondas, é uma saborosa opção de lanche da tarde.
14. Biscoito de polvilho: esse prato não leva ovos, nem leite ou farinha e mesmo assim é muito saboroso. Para enriquecer a receita, adicione gergelim à vontade.
15. Bolo de cenoura: o rei dos bolos não poderia deixar de fazer parte das receitas adaptadas sem glúten. Esse é para comer sem medo e sem medida. Prepare e mate a vontade do bolo de cenoura com cobertura de chocolate com essa receitinha.

Jantar

Foto: Reprodução / Blog Pitadinha

16. Pizza com massa de frango: essa pizza maravilhosa é feita com massa de frango desfiado e pode ser recheada como você desejar. Se preferir, substitua a mussarela por outro queijo mais leve.
17. Kibe sem glúten: essa receita de kibe traz o arroz integral no lugar do trigo, execelente substituição para os celíacos que não abrem mão dessa delícia do oriente médio.
18. Spaghetti de legumes: esse spaghetti é diferente pois sua massa é feita de legumes, sendo livre de glúten. Porém, para fazê-lo, é necessário ter um espiralizador de legumes. Confira a receita e experimente.
19. Hamburguer de quinoa: outro substituto para o trigo é a quinoa. Além de ser um prato saudável, é rápido e fazer e serve até 4 pessoas.
20. Nhoque de batata doce: diferente do nhoque tradicional, este leva batata doce na receita, ideal para quem busca uma dieta com carboidratos de absorção lenta, o que proporciona mais saciedade.

Sobremesas

Foto: Reprodução / Blog Minha Marmita

21. Bolo de maçã e canela: a receita perfeita para uma tarde de domingo leva farinha sem glúten para que você possa comer sem medo! A mistura de canela e maçã dá ao bolo um sabor incrível que merece uma chance no seu cardápio.
22. Mousse de cupuaçu: esqueça os tradicionais mousses de chocolate, limão ou maracujá e opte por um sabor bem brasileirinho.
23. Pudim de manga e chia: outra receita bem brasileira, gluten-free e saudável que vai deixar qualquer um impressionado com seus dotes culinários.
24. Creme de abacate com coco, castanhas e frutas secas: o prato é ideal para dias quentes, pois é fresquinho. Além disso, é fácil e rápido de fazer.
25. Sorbet de manga: outra receita perfeita para dias quentes de verão, leva manga e iogurte, tem uma textura inigualável e é totalmente simples de fazer.

Mas uma besteirinha de vez em quando pode né?

 Gostaram das dicas? Vocês fazem esse tipo de dieta? Tem alguma dica para dividir?
 Não se esqueça de seguir o Blog e curtir a página!

Adaptei essas informações do site Dicas de Mulher, para vocês! ^^ 


2 comentários:

  1. ESSE GIF DA PANQUECAAAA, SOCORRO!!!
    De uns tempos pra cá ando querendo dar mais importância na minha forma de alimentação, louquinha pra fazer o frango, tomate com hortelã (parece maravilhoso heuehueh) e a chips de batata doce (sempre quis experimentar)

    Amei, sempre faça post nesse estilo <3 Beijoooos
    sentimentosapurados.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Docinho!
      Também pirei com esse gif de panqueca, quase tive um treco aqui!
      Te entendo, também estou tentando melhor mais minha alimentação, estudos e dedicação nas coisas, então pode deixar que sempre vou colocar mais posts referentes a isso!
      Anw, quando fazer me fala se gostou, vou tentar fazer o chips, parece uma maravilha!!!
      Obrigada por sempre esta acompanhando princesa!

      Beijos da Panda ^^~

      Excluir