20.9.15

25 Mitos e Verdades da Beleza

Quando o assunto é a saúde da pele e dos cabelos é preciso ter cuidado. 


Tire as dúvidas mais frequentes de Mitos e Verdades da beleza, com os especialistas.


Hey filhotas, tudo bem? Panda está de volta...

 Você já ouviu falar que: "Refrigerante da celulite", "Banho quente prejudica a pele", "A unha precisa ficar alguns dias sem esmalte para respirar" ou "Dormir com os cabelos molhados apodrece a raiz"?

 Para saber desses mitos ou verdades, pesquisei com profissionais que responderam essas dúvidas, que muitas vezes escutamos por ai e sempre ficamos com receio se acreditamos ou não.

Continue lendo e saiba mais do assunto!


 Let's Go!



1. Chá de camomila clareia o cabelo?

VERDADE. O chá não tem o mesmo poder de clareamento de uma coloração química, porém, se usado em todas as lavagens pode realmente funcionar. Mas só funciona em cabelos que já são loiros naturais ou tingidos. A camomila produz componentes químicos que realçam a cor. Se usar o chá e logo depois tomar um banho de sol, os fios irão clarear ainda mais. A camomila também é ótima para tirar a oleosidade do cabelo.


2. Dormir com os cabelos molhados prejudica a raiz?

VERDADE. Nesse caso a raiz pode apodrecer, mas só se a pessoa dormir com os cabelos úmidos com frequência. A umidade associada ao abafamento e calor provocado pelo travesseiro pode produzir uma proliferação de fungos e, consequentemente, provocar a queda dos fios. Nesse caso, um dermatologista pode resolver o problema.




3. Xampu sem sal é melhor que xampu com sal?

MITO. O sal serve para incorporar os componentes do produto e fazer espuma. O xampu com sal não faz mal, ele é bom para tirar os resíduos do cabelo. Contudo, no caso de cabelos ressecados, o sal tende a tirar um pouco da oleosidade natural e assim ressecar ainda mais o cabelo. Na hora de comprar um xampu, o importante a ser observado é o pH (nível de acidez), se o produto tiver o pH maior que 7 torna o cabelo ressecado e aumenta o frizz.


4. Água de arroz clareia as sardas?

MITO. Nesse líquido não há nenhuma substância que tenha o poder de clarear manchas ou sardas.



5. Rodelas de pepino geladas amenizam olheiras?
 
VERDADE. Rodelas de pepino geladas podem amenizar temporariamente olheiras, por conta da constrição dos vasos da região que a temperatura baixa causa. Mas o resultado poderia ser obtido também com compressas de água filtrada gelada, chá de camomila gelado...


6. O Sol melhora a acne?

MITO. O Sol aparenta deixar a acne com um aspecto melhor, ou seja, o sol seca a acne. No entanto, esse efeito é ilusório, pois caso a pele não esteja devidamente protegida com filtro solar, o quadro de infecção pode agravar. O ideal é utilizar produtos à base de gel ou oil free para quem tem pele oleosa. Além disso, o aumento do suor e da produção de sebo pelo calor favorece a proliferação bacteriana que também piora a acne.



7. Os cremes e produtos tópicos podem agir para melhorar o aspecto da celulite? Eles realmente funcionam?

DEPENDE. Eles até funcionam, mas fazem pouco efeito se utilizados como único recurso para o combate à celulite, já que a pele é uma barreira que impede que as substâncias cheguem ao tecido subcutâneo, que é o local onde se instala a celulite.


8. É bom dar um tempo no esmalte de vez em quando para a unha respirar?

VERDADE. É importante ficar sem usar esmalte por alguns dias, pois o uso contínuo desse produto pode deixar a unha desidratada, quebradiça e com manchinhas brancas. Assim como a pele e o cabelo, a unha também precisa de hidratação, que deve ser feita sem esmalte ou base, com produtos que contenham ativos como uréia, ceramidas e óleos vegetais.




9. Aplicar óleo na pele evita estrias?

VERDADE. Os cremes que contém óleo de rosa mosqueta, óleo de semente de uva e óleo de amêndoas ajudam na prevenção de estrias, pois conferem uma maior elasticidade à pele. No entanto, eles não impedem completamente o aparecimento delas, uma vez que outros fatores podem estar envolvidos, como predisposição genética, aumento excessivo de peso etc.


10. Cloro deixa o cabelo verde?

MITO. Não é o cloro que deixa o cabelo verde, mas sim o sulfato de cobre (metal que também é utilizado para tratar a água da piscina). Quando esse metal se liga à queratina dos fios, ele acaba deixando a pigmentação do cabelo esverdeada. Mas essa reação só acontece nos cabelos claros, porque eles têm o fio poroso, o que torna mais fácil para o metal penetrar no cabelo. Dica: Para tirar a cor do cabelo os especialistas recomendam lavar os fios com vinagre morno ou leite morno por aproximadamente cinco minutos.


11. O sol pode causar flacidez?

VERDADE. Um dos maiores vilões do envelhecimento é o sol. Ele pode causar queimaduras, vermelhidão, bolhas, sardas, rugas, manchas e inclusive a flacidez da pele.




12. Usar reparador de silicone no cabelo queima as pontas?

VERDADE. A combinação de silicone com sol pode causar uma reação indesejada, como pontas queimadas e sem vida. Prefira reparadores com proteção solar que preservam os fios. Além disso, o silicone é difícil de ser eliminado no banho, o que pode resultar em fios opacos e sem vida.


13. Espremer espinhas pode causar manchas na pele?

VERDADE. Espremer espinhas, quando inflamadas, machuca a pele e pode provocar cicatrizes.



14. Banho quente estraga a pele e os cabelos?

VERDADE. O banho muito quente resseca e desidrata a pele e os cabelos. O ideal é utilizar a água morna.

15. Alimentos industrializados causam celulite? 

VERDADE. Geralmente esses alimentos têm alto teor de sódio, o que retém água entre as células e piora o aspecto da celulite.




16. Refrigerante pode causar celulite? 

MITO. O refrigerante não causa celulite. A ingestão excessiva de refrigerantes pode engordar e a gordura causa a celulite. 



17. A drenagem linfática e outros tratamentos estéticos funcionam?

VERDADE. A drenagem linfática é um excelente tratamento para celulites bem iniciais, pois evita o acúmulo de água entre as células. 




18. Hipoglós deixa a pele bonita?

VERDADE. Mas tudo vai depender do tipo de pele. Se for uma pele extremamente seca, desidratada, pode melhorar o grau de hidratação. No entanto, se for aplicado em uma pele oleosa, mista ou normal, pode causar acne devido à obstrução que provoca nos poros, pelo fato de se tratar de um produto muito oleoso.


19. É preciso trocar de shampoo com frequência?

MITO.  O shampoo não perde o efeito e nem os cabelos se acostumam com o produto, como muitos acreditam. O que pode acontecer é o cabelo deixar de ser saudável pelo uso contínuo de um determinado shampoo que não é e nunca foi o ideal para aquele tipo de fio. Algumas marcas usam componentes nocivos, mas o estrago só é percebido a médio ou longo prazo. O ideal é pedir indicação de um especialista antes de comprar qualquer produto.

20. Limão queima a pele?

VERDADE. O suco de limão pode queimar e manchar a pele exposta ao sol. A queimadura pode chegar até o terceiro grau, portanto não se esqueça de lavar as mãos com água e sabonete sempre após espremer ou utilizar a fruta.



21. Dormir de maquiagem pode acelerar o envelhecimento da pele?

VERDADE. A maquiagem é composta por uma quantidade enorme de produtos conservantes e corantes, além de deixar resíduos na pele que impedem a troca celular. O ideal é remover a maquiagem antes de dormir.

22. Maquiagem provoca espinhas?

DEPENDE. Depende da maquiagem. A maquiagem própria para pele oleosa não causa e nem piora a acne. Entretanto, a maquiagem comum pode aumentar a oleosidade da pele, por isso, não são ideais para o biótipo citado anteriormente.

23. Arrancar os fios de cabelo branco faz nascer mais deles?

MITO. Não faz nascer mais, só que na raiz do fio arrancado nascerá outro fio branco. A renovação dos fios brancos acontece da mesma forma que os demais.



24. Usar secador e chapinha é ruim?

DEPENDE. Só é ruim usar esses aparelhos continuamente. O uso moderado, não interfere na saúde dos fios, basta mantê-los hidratados.

25. Lavar os cabelos todos os dias apodrece a raiz?

MITO. Os cabelos podem ser limpos uma vez por dia, preferencialmente, com intervalo de 24 horas.



Chegamos ao fim  ≡(▔﹏▔)≡ 

Então, vocês já sabiam de algo citado? tem mais alguma dica que deseja compartilhar? 

Meu email: raquel_memeli@hotmail.com



 Não se esqueça de seguir o Blog e curtir a página



Bey, bye Filhotas!



6 comentários:

  1. Huuum... Tudo muito interessante, gatinha! Aprendi muito hoje!
    Parabéns, continue assim, seu blog está lindo! Principalmente com informações tão boas!
    Beijo! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada minha Diva!
      Agora faz parte disso, sempre está me ajudando...
      Você é incrível!!!

      Beijos da Panda ^^~

      Excluir
  2. Nossa! Aprendi muitas coisas aqui!! Heeheheh Bom saber!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom meu docinho! fico feliz que tenha sido útil para você!

      Beijos da Panda ^^~

      Excluir
  3. Super amei, obrigado panda por tanto carinho. ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cicera meu docinho! <3
      Muito obrigada você por sempre está por aqui me apoiando e me dando força!
      Vocês são muito especiais pra mim, mais do que eu possa abrir meus braços ^^
      Obrigada Filhota!

      Beijos emocionados da Panda ^^~

      Excluir