Como Cuidar dos Cabelos Cacheados?

Dicas de limpeza, hidratação, pentear, finalizar e muito mais...


Dicas fáceis e acessíveis para você cacheada, veja que não e nenhum "monstro de sete cabeças" ter os cachinhos lindos, ame seu cabelo e cuide bem dele! 


3, 2, 1...  Hey Divas!!! Tudo bem?

Panda voltou, cadê meu abraço? ~~Abraçando virtualmente~~ 

Resolvi fazer um post sobre esse assunto, para muitas leitoras que tem essas dúvidas, vou dar dicas valiosas para quem não sabe por onde começar, para você que já sabe ou para simplesmente quem quer aprender mais, isso é bom, então...

 Let's Go! 

"OMG, oque eu faço com todo esse cabelo?"

1º Passo: A Limpeza

● A Limpeza de um cabelo cacheado e diferente de um cabelo liso, pois, como os cachos fazem "voltinhas" a oleosidade natural do couro cabeludo não chega até as pontas, por isso ele tende a ser mais ressecado em seu comprimento.

Sendo assim, o essencial é limpar suavemente apenas o couro cabeludo, e deixar com que o shampoo escorra para a pontas durante o enxague; se fizer apenas isso, já será o suficiente para deixar os cabelos limpos.

Nunca esfregue o comprimento dos cabelos, isso agride muito os fios, além de embaraça-los e frizza-los.

●Uma ótima dica e praticar o Co-Wash, essa técnica é perfeita para fazer uma lavagem saudável nos cabelos cacheados, pois, o que muita gente não sabe e que tudo começa na lavagem, o shampoo pode ser o principal vilão dos cachinhos.

●Mas, se você não quiser abrir mão do shampoo ou não se adaptou ao Co-Wash, opte por shampoos mais cremosos, ou os de criança que são mais "leves", exite também os shampoos sem o sulfato que é uma boa opção, ou até mesmo os shampoos que contém ervas e chás em sua composição.

●Durante a lavagem dos cabelos, tente ao máximo não embolar muito os fios, para facilitar desembaraçar  e pentear os cabelos sem agredir.



2º Passo: Hidratação


●A Hidratação será a porta mágica para cachinhos saudáveis, bonitos e comportados.

Sempre que lavar, tente fazer uma hidratação, nem que seja a mais rápida do mundo, cabelos cacheados precisam de muita hidratação, então não deixe ele pedir socorro e querer sair correndo de sua cabeça, para que você vá fazer uma boa hidratação nele.

●Os cachos amam uma boa hidratação caseira, são até melhores que as industrializadas, pois não tem conservantes ou silicones que atrapalhem os cabelos a absorver os nutrientes e vitaminas que ele precisa.   

●Uma boa dica, e sempre usar óleos vegetais nos cabelos, eu amo usar Azeite de Oliva, tem um resultado ótimo, o óleo vegetal ajuda a manter a hidratação no fio, protege da agressão causada pelo shampoo e funciona até como um finalizador de pontas perfeitamente.

●Depende de quantas vezes você lave seu cabelo, você pode intercalar hidratações mais simples e rápidas, e uma vez por semana fazer uma hidratação potente caseira, juntamente com a umectação.



3º Passo: Pentear 

●OMG! como os cachinhos embolam... calma, tem solução.

Geralmente cachos que embolam, dão nós e são complicados de pentear, e simplesmente por falta de hidratação, sério, não tem jeito a hidratação é a porta para um cabelo fácil de cuidar.

Uma boa dica e sempre que estiver em baixo do chuveiro com os cabelos bem molhados, após fazer a hidratação, lambuze os cabelos de condicionador, apenas o  comprimento, e vá massageando e desembaraçando com os dedos.

Nunca penteie os cabelos secos! NUNCA.

●A melhor opção é sempre desembaraçar os cabelos com os dedos, é a forma mais certa para os cachos, a escova agride muito os fios.

●Mas, se não se adaptou a pentear com os dedos, use um pente de dentes bem largos, de preferencia que seja de madeira, pois a madeira ajuda a tirar o frizz dos cabelos, mas sempre tente pentear com os dedos, você consegue!

●Então, a melhor coisa a se fazer e desembaraçar os cabelos no banho, com bastante condicionador usando os dedos ou pentes largos, isso facilita na hora de finalizar e dividir os cabelos.



4º Passo: A Finalização

●A finalização de um cabelo cacheado é MUITO IMPORTANTE, pois é ela que vai definir o cachos, deixa-los comportados e fazer durar belos Day After (dia depois).

Jamais passe creme ou gel apenas por cima dos cabelos penteie, e saia para a sociedade achando que está tudo bem, por que não está! 

●A maneira certa de finalizar os cabelos cacheados e de mecha em mecha, não precisa ser aquela coisa minuciosa e demorada, tem vários videos no YouTube de moças muito gentis ensinando essa técnica.

●E sempre bom ter alguns produtos para fazer uma finalização boa, vou citar os que estou usando no momento e estou gostando:

  • Yamasterol Amarelo, ele e bem ralo e não segura muito bem os cachos se aplicado sozinho, mas amo usar ele em dupla com o Relaxante Natural da Capicilin. 
  1. Primeiramente eu passo em uma mecha um pouco do creme Yamasterol amarelo, massageio e aplico na mesma mecha um pouco do Relaxante Natural da Capicilin.
  2. O Relaxante Natural da Capicilin deixa um aspecto de "durinho" nos cabelos quando seca, pois ele é como se fosse um gel bem ralo, mas nada de pânico, após o cabelo seco, e só colocar um pouco de azeite na mão e ir amassando o cabelo e "quebrando" o durinho do gel.
  • Yamasterol Rosa e ótimo para o Co-Wash e para finalizar também, uso ele da mesma forma que o amarelo (com o relaxante natural) e amo o resultado!

●Por incrível que pareça só uso isso, e são produtos baratos e fáceis de achar, não precisa de muita coisa quando o cabelo já está limpo e bem hidratado! 


5º Passo: Mantendo os Cachos


●Está difícil acordar no dia seguinte e manter os cachinhos no lugar?

●Quando os cachos já estão bem hidratados e com uma boa finalização, tendem a durar mais as noites de sono, porém sempre dão aquela "leve" bagunçada não é...

●Resolver isso é bem simples, agora você vai ter um novo amigo, o BORRIFADOR, ele e perfeito para molhar ou apenas umidecer os cabelos pela manhã.

Uma boa dica e potencializar o borrifador, ou seja, fazer uma misturinha dentro dele para ativar os cachinhos. Ai vai uma mistura que gosto de usar em meu borrifador:
  • Coloco água até quase a metade do borrifador.
  • Adiciono Yamasterol amarelo até chegar mais da metade do borrifador juntamente com a água.
  • Coloco apenas uma colher/sopa de Glicerina.
  • Três colheres/sopa de Azeite extra virgem.
  • E o resto do espaço que sobrou termino de encher com soro fisiológico.
  • E todas as vezes que for usar, tem que agitar bem para misturar tudo.

Sempre tenha em mãos dois borrifadores, um apenas com água e outro com a misturinha, dessa forma não precisa lavar os cabelos todos os dias, e você consegue manter os cachinhos bonitos por um bom tempo.



Vá arrumando cuidadosamente com as mãos, abrindo o cabelo e borrifando a misturinha por todo ele, cuidado para não desfazer os cachos, não precisa encharcar, apenas dê uma leve umidecida, por fim, aperte os cabelos de baixo para cima ativando os cachos novamente.

●Se for necessário, retire o excesso de água com uma camiseta de algodão de baixo para cima.




Dicas Importantes 


●Sabe aquela mania que temos de após sair do banho enrolar a toalha na cabeça?  ESQUEÇA ISSO!!! 

●Não faça mais isso, a toalha dá MUITO frizz ao cabelo por causa de seus pelinhos, "Mas Panda, como vou secar os cabelos?", muito simples: Com uma camisa de algodão velha, papel tolha ou difusor (ou o próprio secador).

●Sempre seque seu cabelo de baixo para cima, ou seja, aperte com a camisa de algodão das pontas para cima em direção a cabeça, para ativar os cachos.

●Também é uma ótima ideia, depois de finalizar os cabelos jogue sua cabeça para frente (sem medo de ser feliz e bagunçar, desencana!) e retire o excesso de creme/gel com a camisa de algodão apertando para cima, fica muito bom o resultado.

●O que mudou minha vida também, foi quando passei a dormir com uma fronha de cetim, sério, ajuda MUITO, pois a fronha de cetim não causa atrito no cabelo enquanto você dorme, sendo assim, tem mais possibilidades de você acordar DIVA! >Se não tiver uma fronha de cetim, coloque uma camisola de cetim no travesseiro<




 Ufa! dei muitas dicas nesse post, espero de verdade que vocês gostem, lembrando que escrevi minhas experiencias e coisas que aprendi com o tempo.

 Não precisa ficar se matando para cuidar dos cachos, e muito fácil, todas essas dicas, com um tempo você faz que nem vê, e mantém seu cabelo lindo, lembre-se: Desencana, não precisa ficar louca em ter um cabelo perfeito e definido, ele e lindo do jeito que ele é! Pois exite varias texturas diferentes, ame a que Deus deu para você, e arrase DIVA!


   E isso filhotas, se gostaram ou tiverem alguma dúvida sobre o post, deixe seu comentário, a Panda vai amar... 

  Se quiserem saber o que estou aprontando é só me seguir no intagram, e se tiverem alguma pergunta direta para fazer ou pedidos de post, também estou no Ask. ^^~

 P.S- Se postar um comentário em anônimo, deixe seu nome para que eu possa lhe agradecer!








6 comentários:

  1. voce e uma diva amei suas dica;meu cabelo e enormeee e bem ondulado nunca fiz neuma quimica nem tintura ,mas com suas dicas ele esta ainda mais lindo um beijo tudo de bom!! espero ver voce cada dia mais feliz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anw!!! Minha filhota Diva! Muito obrigada pelo carinho...
      Seu cabelo deve ser TUDO, totalmente natural, isso faz com que ele seja bem saudável, parabéns docinho!
      Não sabe como estou explodindo de alegria por minhas dicas terem te ajudado, sempre conte comigo, sou sua amiga ok?!!!
      Espero eu, que você sempre sorria, confie em você mesma e se ame acima de tudo!!!

      Beijo da Panda para leitora especial ^^~~

      Excluir
  2. AMEI essas dicas!!!!! Já conhecia muitas delas, mas esse post ajudou demais. Gostei também dos produtos que você indicou, vou procurá-los por aí haha! Um beijo :*

    www.cold-vanessa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Vanessa!
      Muito obrigada por ter gostado, espero que as dicas tenham ajudado de verdade...
      Sim, os produtos que citei são excelentes, tenho certeza que vai gostar!

      Beijos da Panda ^^~

      Excluir
  3. Melhor post sobre como cuidar dos cachos que já li! Amei! Explicou muito bem! linda <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey meu docinho!
      Seu comentário me fez sorrir muito, Obrigada por ter gostado, preparei com todo carinho para ajudar!

      Beijos da Panda ^^~

      Excluir