12 Motivos para NÃO beber Refrigerante

Vale a pena deixar o refrigerante de lado, saiba o por que...


Todo mundo já ouviu falar que refrigerante faz mal. Mas você tem ideia do quanto? 







Hey Filhotas, tudo bem?

 Panda está de volta, para alerta-las de um assunto que todos falam, mas poucos dão á devida atenção, por se tratar de algo "comum". Eu sou uma, de muitas pessoas adeptas a não tomarem refrigerantes, mas sei que ainda há muitas pessoas que consomem a bebida sem nenhum peso na consciência, nem pensam nas futuras consequências que isso pode trazer.

 Pensando na saúde de vocês, quis trazer mais informações sobre por que o refrigerante faz tão mal ao corpo humano e, ao menos vocês diminuam seu consumo se não tira-lo de uma vez por todas de sua vida.

>Vamos conferir o 12 tópicos!  



 Let's Go!



Segundo especialistas, a bebida não pode fazer parte do nosso cotidiano - e há quem defenda que não deveria nem fazer parte da nossa vida. Os motivos são vários. 


Ninguém nega que o gosto é delicioso, mas a verdade é que o consumo de refrigerante não traz nenhuma vantagem para o organismo.

É algo que não faz bem, não traz benefício. É uma caloria vazia, sem qualquer nutriente. Numa época de tanta informação e consciência, por que não optar por uma alimento mais saudável?questiona a nutricionista do Centro Capixaba de Oncologia (Cecon) Olívia Galvão de Podestá.



Problemas

Os refrigerantes possuem muito açúcar - são três colheres de sopa por latinha -, sódio e química. Podem causar obesidade, problemas de coração, aumento da pressão arterial e ainda provocar perda de cálcio dos ossos e a eliminação dos nutrientes ingeridos com a alimentação. E optar pelas versões diet não resolve o problema.



12 Motivos para NÃO beber!



1 - Obesidade 
Já está comprovado que o consumo em excesso de bebidas adoçadas leva à obesidade que, por sua vez, aumenta os riscos de outras doenças, como diabetes, câncer e problemas cardíacos. Uma cascata de doenças crônicas.

2 - Roubo de cálcio

Um dos componentes dos refrigerantes tipo cola, o ácido fosfórico ou fósforo, retira cálcio dos nossos ossos, que ficam mais fracos. Ou seja, maior o risco de osteoporose, principalmente em mulheres.

3 - Caloria vazia

Os refrigerantes não trazem nem um único benefício para o organismo, não fazem nenhum bem. São apenas calorias a mais.

4 - Menos nutrientes

Além de não trazer nenhum, o organismo gasta nutrientes para conseguir eliminar a química do refrigerante do corpo - o que é ainda pior nas versões diet.

5 - Prejudica o metabolismo

A bebida também altera o metabolismo do corpo, aumentando a gordura corporal e dificultando a absorção de fósforo, ferro e cálcio contidos nos alimentos que ingerimos. Ou seja, não devem acompanhar as refeições.

6 - Vicia

Já está comprovado que os refrigerantes estimulam a produção de um neurotransmissor chamado dopamina, que dá a sensação de prazer e causa o vício. O resultado é que você vai querer cada vez maiores quantidades.



7 - Altera o humo
r
O excesso de cafeína pode causar alterações de humor - você fica excitado quando a consome e irritado e sonolento quando está sem ela. Quase todos os refrigerantes possuem cafeína, mas o problema é pior nos tipo cola.

8 - Aumenta a pressão arterial

Todos os refrigerantes, diet ou não, possuem grande concentração de sódio, que pode aumentar a pressão.

9 - Provoca cárie

O excesso de açúcar colabora para o aparecimento de cáries.

10 - Desgasta e amarela os dentes

Os refrigerantes possuem muita acidez, o que corrói o esmalte (a parte branca dos dentes) e provoca uma espécie de erosão próximo à gengiva. Isso deixa o dente amarelado, mais sensível e mais propenso a ter problemas.

11 - Envelhecimento precoce 
Os refrigerantes de cola, independente se light, diet ou zero, possuem na sua composição uma substância chamada ácido fosfórico. O ácido dá um sabor específico para a bebida e aumenta o seu tempo de vida útil. Ele existe também em outros alimentos, como carnes e leite, mas em menor quantidade. Pesquisa recentes apontaram que o consumo excessivo do ácido fosfórico pode estar associado ao envelhecimento precoce. 

12 - Câncer 
O refrigerante de cola é realmente o grande vilão dos refrigerantes, além do ácio fosfórico, ele possui o corante 4-metil imidazol, o 4-MI, ou simplesmente caramelo. A substância é comprovadamente cancerígena, o consumo de 16 microgramas dela por dia já podem representar um grande risco. A Coca-cola produzida no Brasil é a que apresenta a maior taxa da substância cancerígena, segundo uma pesquisa feita pelo Centro de Ciências de Interesse Público nos Estados Unidos. Ao contrário da Coca de outros países, aqui 355 Ml do refrigerante, chega a ter 267 microgramas de caramelo.

Importante!
E muito cuidado com as crianças consumindo refrigerantes, pois, se faz todo esse mal para o organismo de um adulto, imagine para o de uma criança que ainda está em desenvolvimento. Faça que ela cresça saudável e sem todos esses riscos de problemas.


 Sei que é difícil parar de beber algo que já se tornou um costume comum em todos os lugares, mas parar seu consumo não é impossível, vá com calma, comece diminuindo o consumo e substitua por sucos naturais e/ou água.

 Vai ver que uma hora nem sentirá mais falta, foi assim que eu fiz e, hoje nem tenho mais vontade de tomar, se tornou algo desnecessário, pois, para falar a verdade enxergo como sendo um veneno.  


Não se esqueçam de seguir o blog e curtir nossa página

 Diga sua opinião sobre o consumo do refrigerante, se consome sempre, não consome ou pretende parar e por que.


4 comentários:

  1. Estou tentando parar de tomar refrigerante para melhorar a saúde, eu diminui muitoooo, mas ainda não consegui parar de vez!
    http://www.hurricanestars.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo você está com essa iniciativa, realmente é um esforço que vale a pena, espero que consiga chegar em 100%, estou torcendo por você docinho, vamos viver mais! hah

      Beijos da Panda e Obrigada pela visita ^^~

      Excluir
  2. Esse é um assunto muito sério. Parabéns pela iniciativa!
    Não tomo, (detesto refrigerante, na verdade) não indico, sou chata e falo MESMO pra pessoa os riscos e o quanto faz mal. Apoio sua atitude de informar!
    ;D
    Beijos, gata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey docinho!!!
      Obrigada, realmente achei que seria algo importante para se tardado aqui, e fico feliz que muitas apoiaram. Tem que ser assim mesmo, ser "chata" e alertar o máximo de pessoas que conseguir, pois valerá a pena no futuro...

      Beijos da Panda, saudades de ti minha linda ^^~

      Excluir